Todas as Publicações do Distrito

Projeto do Interact do D4652 visa amenizar extinção das abelhas polinizadoras

A Comissão de Projetos do Interact Distrito 4652, preocupada com a situação das abelhas, decidiu criar este projeto para conseguirmos amenizar os problemas gerados por sua extinção. O projeto consiste em pequenas ações de conscientização sobre a situação atual dos polinizadores no mundo e uma tentativa de criar novos habitats para esses insetos voadores.   QUAL É O PROBLEMA? No mundo todo, apicultores têm registrado perdas anuais em suas colmeias de 30-90% da população; O desmatamento, perda de habitat, inseticidas e parasitas tem, juntos, contribuído para um severo decréscimo da população de abelhas; O uso e flexibilização de novos agrotóxicos tem prejudicado o desempenho e expectativa de vida das abelhas; Práticas agrícolas antigas destroem habitats em potencial, que se bem administrados poderiam aumentar a produção local.   ETAPAS DO PROJETO: PARTE 1: CONSCIENTIZAÇÃO E MUDAS Para iniciarmos essa campanha, focaremos na divulgação e conscientização do estado crítico das abelhas. Publicações, abordagens na rua e panfletos contribuirão para levar a população essa parcela de consciência sobre o trabalho das abelhas. Com o objetivo de facilitar o trabalho de polinizadores já existentes, vamos distribuir mudas de flores específicas, atraentes para essas espécies. Criamos um protótipo de "porta-mudas" que será decorado e usado para essa atividade.   PARTE 2: DIRETO AO PONTO Na parte 2 do projeto, vamos focar em ampliar a área de atividade dos polinizadores. Já plantamos plantas atraentes para os mesmos agora falta um lugar que chamem de casa; Vamos procurar em parceria com instituições a melhor espécie para ser cultivada e criar "Hotéis ecológicos" para abrigar essas espécies em pontos estratégicos.   PARTE 3: FINALIZAÇÃO A fase 3 é a mais demorada, pois precisamos manter nosso trabalho. Essa fase será o período de manutenção que daremos para os hotéis, as distribuições de mudas que faremos e as repetições do projeto! Vamos continuar mostrando pra comunidade a importância desses pequenos insetos que tanto nos ajudam. Também vamos definir um dia a cada 3 meses que será o dia do pólen, onde os clubes vão dedicar para repetir uma das fases anteriores do projeto ou apenas festejar seus feitos!   ASPECTOS: °Espécie predominante: Apis mellifera °Tamanho médio: 12 a 13mm °Função ambiental: Polinizadores °Estimativa de vida: 2 a 3 anos °Diâmetro de alcance: 8 a 13km longe da colmeia °Enxames: 1 a 2 vezes por ano, dependendo da quantia de néctar °Nicho: Colmeias próximas a áreas verdes e áreas urbanas   Informação: Comissão de Imagem Pública do Interact – Distrito 4652  

Integrantes do Rotaract D4652 passam por treinamento de oratória

  Trinta e sete rotaractianos do Distrito 46523 participaram, no dia 29 de fevereiro, do Treinamento Distrital de Oratória. O evento aconteceu na sede do Rotary Club de Itapema (bairro Morretes) durante todo o dia. A intenção do treinamento é ampliar o desenvolvimento e profissional dos associados do Rotaract no distrito 4652. Participaram dois membros de cada clube de Rotaract.    

Em homenagem aos 115 anos, Rotary de Tubarão e Prefeitura plantam árvores de ipês

  O Rotary Club de Tubarão realizou no dia 29 de fevereiro o plantio de ipês na avenida Tancredo Neves e na rua Professora Eugênia dos Reis Perito. A ação, em comemoração aos 115 anos do Rotary Internacional, iniciou às 8 horas e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Tubarão, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat), que indicou árvores de porte compatível, para não interferir no trânsito local. O prefeito Joares Ponticelli, que também é rotariano, marcou presença e ajudou no plantio das árvores. HISTÓRICO O ipê-amarelo é encontrado em todas as regiões do Brasil e sempre chamou a atenção de naturalistas, poetas, escritores e até de políticos. Em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou o ipê-amarelo, da espécie Tabebuia vellosoi, a Flor Nacional. Desde então o ipê-amarelo é a flor símbolo de nosso país. Os ipês pertencem à família das Bignoniáceas, da qual também faz parte o jacarandá, e ao gênero Tabebuia (do tupi, pau ou madeira que flutua), embora sejam de madeira muito pesada para flutuar. Tabebuia era, na verdade, o nome usado pelos índios para denominar a caixeta (Tabebuia cassinoides), uma árvore de madeira leve da região litorânea do Brasil, muito usada hoje na fabricação de artesanatos, instrumentos musicais, lápis e vários outros objetos. Ipê é uma palavra de origem tupi, que significa árvore cascuda, e é o nome popular usado para designar um grupo de nove ou dez espécies de árvores com características semelhantes de flores brancas, amarelas, rosas, roxas ou lilás. No Norte, Leste e Nordeste do Brasil, são mais conhecidos como pau d?arco (os indígenas utilizavam a madeira para fazer arco e flecha); no Pantanal, como peúva (do tupi, árvore da casca); e, em algumas regiões de Minas Gerais e Goiás, como ipeúna (do tupi, una = preto). Na Argentina e Paraguai ele é conhecido como lapacho. Conhecidos por sua beleza e pela resistência e durabilidade de sua madeira, os ipês foram muito usados na construção de telhados de igrejas dos séculos XVII e XVIII. Se não fosse pelos ipês, muitas dessas construções teriam se perdido com o tempo. Até hoje a madeira do ipê é muito valorizada, sendo bastante utilizada na construção civil e naval.

Clubes de Balneário Camboriú recebem homenagem pelos 115 anos do Rotary Internacional

O Rotary Club de Balneário Camboriú; o Rotary Club de Balneário Camboriú Norte e o Rotary Club de Balneário Camboriú Praia do Atlântico receberam na noite do dia 27 de fevereiro, homenagens durante uma sessão solene na Câmara de Vereadores, em razão dos 115 anos do Rotary Internacional. A iniciativa da sessão especial foi proposta pelo vereador André Meirinho (PP) e aprovada pelos parlamentares.  Na ocasião, também foram entregues moções de congratulações (referente ao ano rotário 2019-2020) para:   - Helvino Wilsmann, governador do Distrito 4652 - Antônio Roberto Veiga, presidente do Rotary Club Balneário Camboriú - Ângela de Cássia Freire, presidente do Rotary Club de Balneário Camboriú Praia do Atlântico - Edegar Adolfo de Paula, presidente do Rotary Club Balneário Camboriú Norte - Collini Cristina Pinheiro, presidente do Rotaract Club de Balneário Camboriú - Maria Eduarda Busanello Veiga, presidente do Interact Club de Balneário Camboriú   A mesa de honra foi composta pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Omar Tomalih; vice-prefeito de Balneário Camboriú, Carlos Humberto Metzner Silva; governador distrital Helvino Wilsmann e o vereador proponente André Meirinho. Também marcaram presença na sessão os vereadores de Balneário Camboriú, rotarianos e comunidade. A solenidade foi marcada pela apresentação da rotariana Ana Vitória Pires, que cantou o Hino Nacional Brasileiro.   Com informações e fotos da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú Organização das informações:  Thiago Dias | Jornalista e Membro do Rotary Club de Joinville - Pirabeiraba | Presidente da Comissão de Imagem Pública do Distrito 4652 (ano rotário 2019-2020)

PARABÉNS ROTARY PELOS 115 ANOS DE FUNDAÇÃO!

O Distrito 4652 presta esta importante homenagem quando o Rotary Internacional completa 115 anos de fundação. Tudo começou com o visionário Paul Harris e hoje somos em mais de 1,2 milhão de pessoas empenhadas em projetos e ações sociais e humanitárias! Nossos parabéns a todos que fazem parte do Rotary! "Seja qual for o significado do Rotary para nós, para o mundo ele será conhecido pelos resultados que alcançar." Paul HarrisFundador do Rotary

CARNA ROTARY vai movimentar a cidade de Pomerode no dia 22 de fevereiro

Já está tudo pronto para o CARNA ROTARY, evento promovido pelo Rotary Club de Pomerode – Nossa Pequena Alemanha. O evento festivo de carnaval será no dia 22 de fevereiro (sábado), a partir das 22 horas, no WOX Club, no centro em Pomerode. Dentre as atrações programadas, estão DJ Leo, DJ Danilo, DJ Johnny e performances de formatura. Todo o lucro será revertido em projetos sociais do clube, que é presidido por Rosania Casagranda. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos com os rotarianos e também no local do evento.   Mais informações com a presidente do clube, Rosania Casagranda, pelo telefone: (47) 99985-7174.

Localizar site dos clubes